Curso de Extensão em Medicina do Trabalho

Curso de Extensão em Medicina do Trabalho

  • 25 Alunos matriculados
  • 50 Horas de duração
  • 0 Aulas
  • 0 Módulos
  • 1 ano de suporte
Parcele em 10x R$ 600,00 (ou R$ 6.000,00 à vista)
Comprar Agora Dê um passo adiante em sua carreira!
Medicine Cursos
  1. Início: 19 de janeiro 2021 - Término 13 de maio/2021

         Aulas de terças e quintas - feiras as 20h00

               Revise quantas vezes desejar em qualquer horário!


Sobre o curso de extensão:


Nosso curso foi pensado com o objetivo de reforçar os conceitos já aprendidos, acrescentar novos conhecimentos, além de sanar as dúvidas eventualmente existentes, diante do dinamismo e das alterações na legislação que cercam a prática da Medicina do Trabalho.

Prepare-se para adquirir um “up grade” em Medicina do Trabalho, proporcionado por professores que atuam diretamente na atenção dos trabalhadores e que vivenciam diariamente os meandros da Medicina do Trabalho e da Saúde do Trabalhador. Certamente esse curso será um “diferencial” curricular e um “divisor de águas” na sua atuação profissional.


Diferencial do curso:

Abordar a complexidade das relações sociais e das relações de trabalho, com a necessidade de entendimento pelo Médico do Trabalho da melhor abordagem para a detecção precoce de aspectos de adoecimento que podem comprometer a saúde dos trabalhadores, que podem ou não, estar relacionados às condições e aos ambientes de trabalho, buscando evitar tanto o surgimento como o agravamento de patologias e, quando for necessário e possível, a readaptação profissional dos trabalhadores, mantendo-os em atividades compatíveis com suas condições laborais, cercados dos cuidados adequados.

Além disso, apresentar situações quando as medidas de promoção da saúde e prevenção de doenças não atingem seus objetivos, podem advir situações que demandam a caracterização ou não do nexo causal com as atividades e o ambiente de trabalho, que terão influência direta no Fator Acidentário de Prevenção (FAP) das empresas, com repercussões futuras que podem chegar até mesmo a demandas judiciais, situações essas para as quais o(a) Médico(a) do Trabalho deve estar preparado, sempre fundamentado nos princípios éticos, técnicos e científicos.


Coordenador:

Dr. Aizenaque Grimaldi de Carvalho:  Pós-Graduação em Medicina do Trabalho pela Universidade de São Paulo (USP) em Medicina do Tráfego pela USP em Avaliação de Dano Corporal pela Universidade de Coimbra em 2011. Título de Especialista em Medicina do Trabalho pela Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT ). Título de Especialista em Medicina Legal e Perícias Médicas pela Associação Brasileira de Medicina Legal e Perícias Médicas (ABMLPM). Presidente da Associação Paulista de Medicina do Trabalho (APMT) no período de 2004 a 2010.


Programa preliminar:

  1. Introdução à Medicina do Trabalho - O Médico do Trabalho como Gestor de Saúde
  2. Objetivos e princípios do PCMSO - Atribuições e responsabilidades – Analisando a NR 7.
  3. Planejamento, Organização, Elaboração e Gestão do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO). A contribuição dos modelos internacionais para o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) e a gestão da saúde dos trabalhadores (OIT, NIOSH, etc.).
  4. O Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) e a gestão da saúde do trabalhador na pequena e microempresa (Terceirização dos serviços e do SESMT).
  5. Diagnóstico das condições de trabalho: reconhecimento dos fatores de riscos e avaliação (qualitativa, quantitativa) dos riscos relacionados ao trabalho (LTCAT, PPRA, Laudo Ambiental, Laudo Ergonômico, etc.).
  6. O instrumental clínico-epidemiológico nas avaliações da saúde dos trabalhadores.
  7. O exame médico ocupacional:  Como estabelecer quais serão os exames complementares diante dos riscos solicitados. Fontes de Referência (NIOSH, PPRA, Literatura Internacional, etc.). A importância da avaliação clínica e da adequada avaliação dos controles laboratoriais.
  8. A avaliação da saúde em situações específicas (Cardiopatias, Neuropatias, Vasculopatias, Neoplasias, Distúrbios osteomusculares, Doenças Reumatológicas).
  9. A avaliação da saúde mental dos trabalhadores e as atividades de trabalho.
  10. Ambientes de trabalho e doenças ocupacionais: Toxicologia e Agentes Químicos
  11. Ambientes de trabalho e doenças ocupacionais: Agentes Físicos
  12. Ambientes de trabalho e doenças ocupacionais: Agentes Biológicos – Programa de Vacinação dos Trabalhadores.
  13. Avaliação Preliminar dos Riscos Ergonômicos e Análise Ergonômica do Trabalho (AET).
  14. Gestão da Ergonomia na Empresa (em função na nova Legislação referente a NR-1 e a nova NR-17).
  15. Gestão dos DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho) nos ambientes de trabalho.
  16. Emissão do Atestado de Saúde Ocupacional (ASO): aspectos técnicos, éticos e legais.
  17. Novas Tecnologias em Saúde Ocupacional – Telemedicina – Teleatendimento – Exames Complementares à distância – Novas perspectivas.
  18. Gestão do Ambulatório de Medicina do Trabalho, dos Prestadores de Serviços, dos Registros e do Sigilo Profissional em Medicina do Trabalho.
  19. Gestão do Absenteísmo e Presenteísmo no Trabalho.
  20. Legislação e Normas Aplicadas à Saúde e Segurança dos Trabalhadores. As Normas Regulamentadoras (NR’s) - Aspectos Específicos e Aplicação Prática. 
  21. A Medicina do Trabalho e os Benefícios Previdenciários – Entendendo a Lei 8.213/91.
  22. NTEP (Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário) - Patologias por Segmento Empresarial e Ramo Profissional – Fundamentação e Aplicação. FAP (Fator Acidentário de Prevenção) – Enquadramento de acordo com CID-CNAE, certezas e problemas. Como Elaborar a Contestação ao NTEP para redução do FAP, mantendo-se dentro dos princípios éticos.
  23. Sistemas de Certificação e Auditorias em Saúde e Segurança do Trabalho (ISO, OHSAS, OIT, ONA, etc.)
  24. Como se preparar para a fiscalização pelos órgãos governamentais – Gestão da Documentação Médico-Ocupacional
  25. Elaboração e Gestão de Programas Preventivos e de Qualidade de Vida no Trabalho.
  26. Atenção e Gestão da Saúde integral dos Trabalhadores – Interface com Planos de Saúde e Convênios Médicos. A importância da troca de informações sobre os trabalhadores. Aspectos éticos envolvidos.
  27. A comunicação dos riscos e agravos à saúde dos trabalhadores – documentos legais.
  28. A Ética Médica na Medicina do Trabalho e Saúde dos Trabalhadores.
  29. Primeiros socorros e planos de resposta às Emergências.
  30. O Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) e a gestão da saúde dos trabalhadores na prática: Problemas, Dúvidas e Respostas.

*Programação Sujeita a Alteração


Politica de Cancelamento:

Cancelamento em até 7 dias após a compra: 100% devolução;
Cancelamento em até 30 dias após a compra, devolução de 50% do valor do curso;
Cancelamento em até 60 dias após a compra, devolução de 30% do valor do curso;
Após 60 dias após compra, sem devolução.

Todas as devoluções serão abatidas as taxas de nota fiscal e transação bancária.

1 ano Sem tempo para fazer o curso agora? Não tem problema.
Você poderá participar desse curso até 1 ano após a matrícula.

Médicos Do Trabalho, Peritos, Clínicos, Cardiologistas

Medicine Cursos
""


Voltar ao topo