OrthoHack – 1

OrthoHack – 1

  • 50 Horas de duração
  • 4 Aulas
  • 2 Módulos
  • 1 ano de suporte
Parcele em 10x R$ 500,00 (ou R$ 5.000,00 à vista)
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Medicine Cursos

Inicio - Abril 2020

Término - Março 2021 

O curso OrthoHack


A filosofia do curso OrthoHack foi desenvolvida durante mais de uma década de experiência em ensino em ortopedia e traumatologia.

Observamos que a sociedade e os médicos evoluíam, adicionavam novas técnicas de estudo e novos formatos de mídia, mas a forma básica do ensino da especialidade não evoluía.

O curso OrthoHack não é apenas um apanhado de aulas sobre os principais temas em Ortopedia, mas um método de ensino, sistematizado que utiliza diversas ferramentas já consagradas pela neuropsicologia para com o foco no aluno e no aprendizado maximizar a quantidade de informação que pode ser apreendida pelo estudante, fazendo assim valer cada hora de diversão e descanso que é trocada por uma hora de estudo.

Não há caminho fácil, para cumprir de forma mínima o cronograma. O médico deverá dedicar uma parcela do seu tempo para assistir as aulas, fazer os exercícios e estudar. Mas terá a certeza de que fará isso com método e que será acompanhado por um time composto por alguns dos melhores professores e ortopedistas do país.


Metodologia


O curso OrthoHack baseia sua filosofia num grupo de métodos de aprendizado e ensino que foram escolhidos com foco na necessidade do aluno e já provaram sua eficácia em diversas outras áreas.

Usamos como métodos as seguintes abordagens: 


  • Tempo máximo de concentração
  • Ciclo de estudo perpétuo
  • Estudo ativo
  • Aprendizagem por testagem



  • Tempo máximo de concentração


As aulas têm duração média de 50 minutos com 10 minutos dedicados ao treinamento e testagem.

Sabe-se que em média uma pessoa tem a capacidade de atingir o pico de concentração máxima e se manter assim por aproximadamente 30 minutos. Após este período inicia-se um processo de perda de foco e assim a produtividade começa a declinar.

Durante as aulas propõe-se uma pausa de 5 minutos para descanso, que devem ser respeitadas, afim de manter a concentração por todo o período.

Os tempos de estudo e as divisões das matérias a serem estudadas devem obedecer a mesma lógica.


  • Ciclo Perpétuo de Estudo


O médico em geral trabalha em turnos e em sua imensa maioria dá plantões que passam de 24 horas.

Aulas com dias da semana fixos acabam por transformar o aprendizado numa experiência desigual, na qual em algumas matérias o aluno está cansado e não aprende ou nem mesmo assiste à aula e em outras está sempre disposto apresentando uma performance melhor.

Nesta metodologia o aluno tem um prazo pré-definido para cumprir todo o planejamento da aula (assistir, ler, estudar e fazer os exercícios), e este tempo é mais elástico e maleável, não deixando assim o aluno sobrecarregado ou sem ter tarefas em alguns períodos.



  • Estudo ativo


Diversos trabalhos publicados na literatura já demonstraram que a forma como o estudante brasileiro estuda é uma das mais ineficazes e contraproducentes do mundo. 

Apenas assistir às aulas, grifar textos, fazer resumos e reler o material são técnicas que isoladamente tem resultados piores do que outras técnicas utilizadas principalmente por estudantes da Europa e Estados Unidos.

As técnicas descritas acima tem em comum o fato de serem todas técnicas de estudo passivo, não havendo uma ação central por parte do cérebro para a consolidação das informações. Na maioria dos casos essas informações estudadas se perdem no processo de transferência da memória de curto prazo para memória de longo prazo.

As técnicas de estudo ativo maximizam essa transferência e tornam estas informações estudadas disponíveis ao cérebro quando solicitadas, mesmo após meses sem acessa-las.

A técnica de estudo ativo está implicada em todos os passos que serão solicitados ao aluno, desde de exercícios a serem feitos até alguns resumos de matérias importantes aos quais será recomendado que o aluno faça. Esses resumos devem ser retroalimentados e testados com as questões que serão fornecidas.




  • Aprendizagem por testagem


Uma das melhores formas de aprender e de saber se o que foi estudado realmente foi compreendido é fazer testes e exercícios.

Mas existe um método correto para realizar os exercícios e para corrigi-los. Em algum momento ao estudante será solicitado que resolva questões com o apoio do livro e em outros sem nenhum auxilio.

Em outros momentos as questões respondidas de maneira incorreta serão novamente enviadas aos alunos para que refaçam, assim dando a oportunidade e as ferramentas para que foquem nos pontos fracos do conhecimento.


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Você poderá participar desse curso até 1 ano após a matrícula.

ortopedistas / residentes e alunos de ortopedia 

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